quarta-feira, 5 de maio de 2010

Ensinar o bem a quem?

Como extirpar o mal que há em nós se diariamente ele é alimentado com gestos, insinuações e exemplos contrários? Como tornar doce o aprendizado se a desobediência, a intolerância e a falta de jeito compromete o ensinamento? Como fomentar a ternura e a sabedoria se somos ignorantes professores, que só temos nossas próprias experiências para passar? Como acrescentar bondade? Como incentivar a honestidade, se nem conseguimos ser honestos com nós mesmos?
Como formar homens de bem se ao certo não sabemos que bem é este?
Como tratar com igualdade se nem somos todos iguais?
Como sobreviver a este mundo, a esta avalanche de ensinamentos ou seria treinamentos que recebemos desde o dia em que nascemos, até o dia de nossa derradeira partida?
Como, como, como?

2 comentários:

  1. Não sei se você sabe de quem é frase..
    Gentileza gera Gentileza...
    É de um poeta que morreu aos 79 anos de idade.
    A Princípio um empresáriom de sucesso, mas após a morte da família, vitimada por um incêndio ocorrido em um circo em Niteroí, na década de 60, José Datrino, seu nome original, passou a viver nas ruas do Centro do Rio de Janeiro como mendigo.
    Duranmte anos escreveu nas ruas, pilares de pontes, frases que chamavam à atenção das pessoas, pois falava da paz entre as pessoas... O amor.. A gentileza entre os povos.. Por isso seu codinome Gentileza, ou Profeta Gentileza.
    Suas escritas, a maior parte delas, nas coluns do viaduto do Gasômetro, próximo à rodoviária, foram tombadas pelo Patrimônio Histórico. Fazendo parte de um acervo, hoje protegido por lei.
    As vezes ficamos pensando o porque das pessoas se tornanrem mendigos ou coisa parecidas, mas não sabemos o passado delas. Por isso! As vezes julgarmos alguém é muito fácil, mas entendê-las é mais dificil.

    Marcio RJ

    ResponderExcluir
  2. Chega a ser irónica a forma como tantas vezes críticamos e exigimos tanto dos outros, incorrendo frequentemente nos mesmos defeitos que lhes costumamos apontar. Na verdade, grandes transformações podem iniciar-se no exemplo de pequenos grupos de pessoas simples, mesmo de nós próprios e daí alargarem-se a muitas outras pessoas.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião.